+351 910539930 atsouto@gmail.com

Janelas em Alumínio ou em PVC?

Janelas em Alumínio ou em PVC? 1

Janelas em Alumínio ou em PVC. Qual a melhor opção? Como escolher?

 

Nos últimos anos, em Portugal temos assistido a um enorme crescimento da indústria de janelas e portas de PVC. Muito provavelmente pelo aumento da qualidade e consequente preço da caixilharia em alumínio. Desta forma, um mercado que era claramente dominado pelo alumínio passou a ter um forte concorrente, o PVC.

Hoje em dia, grande parte dos clientes que chegam até nós, questionam sobre o que é melhor, a caixilharia em Alumínio ou em PVC. Como somos instaladores tanto de janelas de Alumínio como de janelas de PVC, achamos que a escolha da caixilharia para sua casa é uma decisão importante. E porque temos conhecimento e experiência com ambos os materiais, decidimos criar este conteúdo no sentido de tentar ajudar nessa difícil escolha.

Seguidamente entraremos um pouco mais em detalhe, mas adiantamos já a nossa opinião. “Janelas em Alumínio ou em PVC, qual a melhor opção?” Depende! Ambos têm vantagens e desvantagens. É comum vermos imagens como a que se segue, que sugerem que um produto é claramente superior ao outro, mas não é bem assim!

Janelas em PVC ou Alumínio (sem corte térmico)

Aspectos mais relevantes a ter em consideração entre o PVC e o Alumínio.

 

PVC 

O PVC é um material energicamente eficiente, garantindo-lhe um ambiente agradável e confortável no interior da sua habitação. De entre as inúmeras vantagens do PVC relativamente ao alumínio sem corte térmico, salientam-se as seguintes:

  • Isolamento térmico: o PVC é dos materiais mais isolantes contra o calor e o frio vindo do exterior.
  • Resistência e Segurança: devido à sua robustez e tamanho dos perfis e respectivas ferragens, o PVC é um material altamente resistente e seguro.
  • Conforto: Devido ao isolamento conseguido e diminuição do nível de ruído, o PVC proporciona um ambiente mais confortável e agradável.
  • Poupança energética e económica: Em consequência do elevado nível de isolamento conseguido com o PVC, verifica-se uma acentuada poupança económica e diminuição do consumo de energia.
  • Ausência de humidade e contaminação: o PVC impede a entrada de ar e água provenientes do exterior.
  • Protecção do meio ambiente: o PVC é um material 100% reciclável e que diminui a emissão de CO2.

 

Alumínio

O alumínio é um material não corrosivo, leve, macio e de grande durabilidade, permitindo a sua aplicação nas mais diversas áreas. É igualmente um material reciclável e amigo do ambiente. A escolha do Alumínio permite-lhe escolher entre duas opções:

Alumínio com rutura térmica (RpT)

Perfis de alumínio tecnicamente melhorados. Perfis de alumínio com rutura de ponte térmica (RPT) constituído por dois perfis independentes, unidos por peças de poliamida, assegurando assim um melhor isolamento entre o exterior e interior.

Vantagens:

  • Mais eficiente (ao nível ou superior ao PVC).
  • Maior isolamento térmico e acústico (ao nível do PVC).
  • Menor condensação no interior da sua habitação (ao nível do PVC).
  • Ganhos energéticos e financeiros (ao nível do PVC).
  • Maior personalização (possibilidade de cores, tipos de vidro e aplicações superior ao PVC).
  • Maior resistência (superior ao PVC).
  • Mais adequado para vãos de maiores dimensões.

Alumínio sem corte térmico

Perfis muito utilizados na construção civil e industrial nos últimos anos. Que se caracterizam pela sua leveza e não exigem grande tratamento. Actualmente existe uma maior gama de oferta em termos de acabamento, algumas, inclusive, a imitar a madeira. Grande parte das comparações que vemos (como na imagem mencionada anteriormente) fazem referencia a este tipo de alumínio comparado com o PVC e não o com corte térmico.

CONCLUSÃO

Ambos os sistemas possuem vantagens e desvantagens, sendo que a melhor escolha deverá ser tomada com base no peso que cada pessoa atribui a cada factor indicado anteriormente.

Está claro que, se comparamos caixilharia de PVC com Alumínio sem corte térmico, o PVC ganha em praticamente todos os apartados.
Por outro lado, se comparamos caixilharia de PVC com Alumínio com corte térmico, é o Alumínio que leva vantagem.

Destacando alguns factores chave:

  • A nível de resistência, durabilidade, personalização e adaptabilidade, a caixilharia em Alumínio é quase sempre a melhor opção.
  • A nível de preço (para sistemas equivalentes) isolamento térmico e acústico, é o PVC quem leva ligeira vantagem.
Janelas em Alumínio ou em PVC? 2

Contacte-nos para mais informações
Mesão Frio – Vila Real
Tel: 910539930
email: atsouto@gmail.com